Quem somos

Coordenação PROFBIO - UnB

Silviene Oliveira

Silviene Oliveira

Coordenadora

Dra. Silviene F Oliveira é graduada em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade de São Paulo (1987), mestrado em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade de São Paulo (1992), doutorado em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade de São Paulo (1999). Ela realizou estagio pós-doutoral em Medicina Genômica no Jackson Laboratory for Genomic Medicine (USA) e em Genética Forense na Universidade de Santiago de Compostela. Atualmente é professor Associado da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Genética Humana, com ênfase em Genética Forense, Antropologia Biológica e diagnostico molecular de doenças genéticas, atuando principalmente nos seguintes temas: busca de genes e de associação entre alelos/genótipos e propostas de novas metodologias diagnosticas (em especial dismorfologias, deficiência intelectual e surdez sindrômica); Genética de populações e suas interfaces com a reconstrução histórica de povoamentos humanos (remanescentes de quilombo, populações afro-brasileiras, populações indígenas da amazônia e populações urbanas brasileiras), banco de dados e estimativa de tempo de morte. Tem também trabalhos na área de ensino de genética.

Baroneza

José Eduardo Baroneza

Coordenador Adjunto

Biomédico (UEL), especialista em Educação Moderna (PUC-RS), mestre e doutor em Biologia Celular e Molecular (USP-UFPR). Professor da área de Morfologia na Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília (FM/UnB). Diretor Regional Centro-Oeste da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM-CO 2024-2026). Coordenador adjunto do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em rede nacional (PROFBIO/UnB 2025-2027). Presidiu o Núcleo Docente Estruturante do Curso de Medicina entre 2021 e 2023 e foi coordenador do Curso de Medicina da UnB em 2024, ano em que o curso foi avaliado com nota máxima 5 pelo INEP/MEC. É autor de livros didáticos, capítulos e artigos científicos nas áreas de Educação Médica, Ensino de Ciências e Biologia do Desenvolvimento. É revisor da Revista Brasileira de Educação, da Revista Praxis Educacionais, da Revista Brasileira de Educação Médica e da Revista Brasileira de Ensino de Biologia

Comissão de Pós-graduação PROFBIO - UnB

Carla Maria Medeiros Y Araújo

Graduação em Ciências Biológicas-Licenciatura na Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC (1990), mestrado e doutorado em Ciências Biológicas (Biologia/Genética) na Universidade de São Paulo-USP (2001). Professora Classe Associado Nível 2 do Departamento de Genética e Morfologia da Universidade de Brasília-UnB-Campus Darcy Ribeiro. Até 2007, desenvolveu atividades acadêmicas e técnicas em malacologia e uso de recursos pesqueiros. A partir de 2009, dedica-se exclusivamente à área de ensino, pesquisa em ensino e extensão em ensino, coordenando o projeto de ensino, pesquisa e extensão Somos feitos de células! com concentração de ações nas áreas de citologia, histologia e embriologia. Orientadora no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências-PPGEC-UnB (2015-2020) e do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO) a partir de 2021. Membro da European Science Education Research Association-ESERA, Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências-ABRAPEC, da Associação Brasileira de Ensino de Biologia-SBEnBio e do Hands-on-Science Network.

Fernanda Paulini

Fernanda Paulini

Professora adjunta do Instituto de Ciências Biológicas (IB) da Universidade de Brasília (UnB). Possui bacharelado em Medicina Veterinária pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC, 2007), licenciatura em Biologia (Faculdade Paulista São José, 2016), mestrado em Ciências Animais (UnB, 2010) e doutorado em Biologia Animal (UnB, 2014). Realizou um pós doutorado na UnB (2016) e outro na UCL (Bruxelas, Bélgica, 2015). Possui especialização em direitos humanos, gênero e sexualidade pela Universidade Anhembi Morumbi. Coordena o Laboratório de Endocrinofisiologia, Reprodução Animal e Humana- LEFRAH na UnB e atualmente é Coordenadora do PPG em Biologia Animal- UnB.Tem experiência e interesse nas seguintes áreas: Reprodução, Biotecnologia, Biologia Molecular, Educação Sexual e Diversidade de Gênero na Ciência, Mulheres e meninas na ciência. Atua nos seguintes temas: morfologia, FOPA, CIV de células, tecido ovariano, embriões e folículos isolados, criopreservação de embriões, ovócitos e tecido ovariano, transgenia, transplante de tecido ovariano e de folículos isolados inclusos em matriz, manipulação de modelo animal e diversidade de gênero e sexualidade. Orientadora de mestrado e doutorado no PPG em Biologia Animal (UnB) e de mestrado na rede PROFBIO- UnB.

Ildinete Silva Pereira

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (1981), mestrado em Biologia Molecular pela Universidade de Brasília (1986) e doutorado em Biologia Molecular, Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), pela Universidade Paris VII, Instituto Jacques Monod - Paris/França (1993). Atualmente é professora Titular do Departamento de Biologia Celular (CEL), Instituto de Ciências Biológicas (IB) da Universidade de Brasília, onde leciona disciplinas de Biologia Molecular, Engenharia Genética, e outras disciplinas dessas áreas para os cursos de Graduação em Ciências Biológicas e Biotecnologia. É orientadora de Mestrado e Doutorado, sendo vinculada a três Programas de pós-graduação: Biologia Molecular (CEL/IB), \Patologia Molecular (FM) e Mestrado Profissional no Ensino de Biologia (ProfBio, IB), este último voltado aos Professores do Ensino Fundamental e Médio das escolas públicas, onde também leciona disciplinas da área de Biologia Molecular. Atua nas áreas de pesquisa em Biologia Molecular, Biologia de fungos e Imunologia, com foco nos aspectos moleculares da interação hospedeiro murino-patógeno. Os projetos de pesquisa do grupo abordam tanto as análises da virulência dos fungos, quanto a resposta imune do hospedeiro, com ênfase nos fungos patogênicos dos gêneros Candida, Cryptococcus e Paracoccidioides.

Marcos Ferraz

Marcos Ferraz

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (1984), mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) também pela Universidade de Brasília (1988) e doutorado na área de Imunologia Molecular pela Universität Stuttgart , Dr. rer. nat. (1994). É Professor Titular da Universidade de Brasília. Na UnB criou e coordena o Núcleo de Ilustração Científica do Instituto de Ciências Biológicas, desde 1999. Atualmente é Coordenador de Graduação do curso Bacharelado em Ciências Biológicas do Instituto de ciências biológicas da Universidade de Brasília. Em 2001 foi premiado pelo Margaret Mee Amazon Trust com uma bolsa de especialização em Ilustração Botânica no Royal Botanical Gardens, Kew, Londres. Tem experiência na área de Biologia Molecular e Zoologia, com ênfase em Coleópteros. Atualmente concentra sua atuação nas áreas de: Ilustração Científica (Ilustração em Zoologia e Botânica), bem como a Comunicação e Divulgação Científica.

Alice Ribeiro

Alice Ribeiro

Professora da Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas((IB), atua no Núcleo de Educação Científica para o Ensino de Biologia (NECBio), na Universidade Aberta do Brasil (UAB) e no CEAD/UnB. Possui graduação em Biologia pela Universidade de Brasília (2000), mestrado em Patologia Molecular (Genética Molecular / Farmacologia) pela Universidade de Brasília (2003), doutorado em Patologia Molecular (Imunologia Aplicada) pela Universidade de Brasília (2008) e pós doutora pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP). Pesquisadora em Ciências da Saúde/Educação para a Saúde. Atua no Núcleo de Educação Científica (UnB) e na Universidade Aberta do Brasil (UnB). Tem experiência na área de Farmacologia, Imunologia, Ensino Básico e Superior de Ciências Biológicas, Formação de Professores para o ensino de Ciências Naturais e Biologia, Experimentação remota e Ensino a distância. Atua como pesquisadora em laboratório remoto para o ensino de Ciências e Biologia. Especialista em Educação a distância (2011). Atua e coordena projetos de extensão universitária. Atou como coordenadora de extensão do IB e do CEAD /UnB.Coordenadora local do projeto de cooperação internacional World Pendulum Alliance, com ênfase na experimentação remota. Coordenadora geral da UAB/UnB.Diretora do CEAD/UnB.

Pular para o conteúdo