Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Linhas de Pesquisa:

  • Biologia Molecular da Interação hospedeiro-fungo patogênico e análise da reprogramação do padrão de expressão de seus genes sob diferentes condições de interação.
  • Biologia Molecular de bactérias e fungos de interesse biotecnológico.

 

Nossa pesquisa tem como principal foco o estudo dos mecanismos de virulência fúngica e das primeiras linhas de defesa do hospedeiro (a resposta imune inata), com ênfase nos fungos patogênicos dos gêneros Paracoccidioides, Candida e Cryptococcus. Visando um maior entendimento das bases moleculares dos mecanismos de adaptação e evasão das defesas do hospedeiro, a caracterização das principais alterações no perfil expressão gênica dos fungos, no contexto do hospedeiro ou quando submetidos a condições de estresse que simulam o ambiente do hospedeiro, consiste em um dos temas centrais de estudo em nosso grupo. Tais estudos são realizados com metodologias atuais que empregam o sequenciamento de nova geração em larga escala para identificar perfil transcritômicos do fungo e do hospedeiro.

Outro aspecto de interesse em nosso grupo é relacionado ao crescente impacto das doenças fúngicas associado à limitação dos tratamentos convencionais e, à crescente aquisição de resistência pelos microrganismos. Assim, desenvolvemos projetos voltados à descoberta de novas moléculas com atividade antifúngica com foco na prospecção de peptídeos com atividades antifúngicas e/ou imunomoduladoras, a partir da peçonha de animais, entre outras fontes.